top of page
  • movE Eletromobilidade

A importância da padronização dos protocolos de comunicação para mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica é uma realidade cada vez mais presente na rotina dos consumidores do mercado automotivo. Para se ter ideia do crescimento, dados da ABAVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) apontam que em 2023 a venda de veículos elétricos teve um aumento de 120% em comparação com o ano anterior, com um total de 52.359 unidades comercializadas.


Unindo tecnologia e sustentabilidade, o mercado de mobilidade elétrica representa uma movimentação muito importante no país e, para que isso continue sendo uma crescente, são necessárias algumas adaptações frequentes na infraestrutura para garantir o funcionamento eficaz dos veículos. 


Nesse contexto, surge um importante conceito por trás dos sistemas de recarga: os protocolos de comunicação das estações. Esses protocolos desempenham um papel fundamental nos sistemas de recarga, permitindo que diferentes sistemas de recarga de veículos elétricos se comuniquem de forma eficiente, independente do modelo ou fabricante.


Os protocolos mais amplamente conhecidos são o OCPP e o OCPI, que definem normas para interação entre as estações de recarga, possibilitando ao usuário mais autonomia e flexibilidade na hora de carregar seus veículos elétricos. 


Por que a padronização é importante? 


Como vimos, a padronização dos protocolos de comunicação tem um papel crucial para a mobilidade elétrica, promovendo um desenvolvimento eficiente, sustentável e com uma operação integrada.


Assim, entre as principais vantagens de adotar esses protocolos, algumas têm destaque:


» Operação integrada 


» Facilidade na expansão da infraestrutura de carregadores elétricos.


» Ampliação do potencial de crescimento do mercado de mobilidade elétrica.


» Conectividade nos serviços de disponibilização de carregadores em diferentes cenários.


Protocolo OCPP


O OCPP (Open Charge Point Protocol) é um protocolo de comunicação de código aberto amplamente utilizado na indústria de veículos elétricos com o objetivo de facilitar a interação entre as estações de recarga e os sistemas de gerenciamento. 


Esse modelo estabelece alguns padrões para troca eficiente de informações e fornece dados como o horário de início da recarga, o status de funcionamento da estação e as atualizações necessárias ou realizadas no firmware que gerencia.


O uso do OCPP possibilita uma comunicação eficaz entre diferentes fornecedores de recarga e sistemas de gestão de dados, o que permite que um mesmo sistema de gerenciamento de recarga possa operar com diferentes tipos e marcas de carregadores.


Esse protocolo tem como grande vantagem a criação de um mercado movimentado e competitivo, no qual existe redução de custos na operação das estações de recarga e facilidade na expansão da infraestrutura, já que gera certa flexibilidade e acessibilidade por conta da comunicação entre os diferentes fabricantes.


Uma alternativa para integrar o OCPP a carregadores que não o possuem é o movE Smarter. O equipamento é capaz de transformar qualquer carregador não-inteligente em inteligente, viabilizando a comunicação dos eletropostos com sistemas digitais e a aplicação do Smart Charging. A solução integra tecnologias, reduz gastos e evita a troca de equipamentos sem necessidade, possibilitando uma operação remota e totalmente digital. 


Protocolo OCPI


O OCPI (Open Charge Protocol Interface) é um passo muito importante para a indústria de veículos elétricos, pois funciona como um tipo de roaming das redes de recarga e permite a intercomunicação entre as diferentes operadoras. 


Para entender o funcionamento desse modelo, podemos usar como base o conceito de roaming de operadoras de telefonia: quando um telefone sai da sua área de cobertura, a operadora continua oferecendo um serviço de internet, por exemplo, usando a rede de outra operadora.


Na recarga de veículos elétricos acontece da mesma forma e o protocolo OCPI é o responsável por permitir que os usuários utilizem recargas em diversas redes diferentes, independente do provedor de serviços e da localização. 


O principal benefício desse protocolo é oferecer uma experiência mais flexível e conveniente aos usuários de veículos elétricos, promovendo uma cobertura muito mais ampla na infraestrutura de recarga e evitando a necessidade de download de diversos aplicativos de recarga.


A movE traz soluções em recargas de veículos elétricos pautadas nessas facilidades operacionais. Temos ferramentas digitais que facilitam todo o processo de recarga, inclusive com aplicativos premiados que garantem um acompanhamento em tempo real. Entre em contato e conheça melhor nossos serviços. 


24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page