top of page
  • movE Eletromobilidade

Balanceamento de carga em Eletropostos. O que é e quando é necessário?

Os eletropostos, ou estações de recarga, são a espinha dorsal para possibilitar uma infraestrutura robusta para o desenvolvimento dos veículos elétricos (VEs) que conquistam cada vez mais espaço. Nesse cenário, o balanceamento de carga emerge como uma prática fundamental para garantir o funcionamento suave dessas estações.


Afinal, se considerarmos uma estação de recarga residencial, por exemplo, será preciso ter certeza de que a rede elétrica consiga suportar a carga adicional que um carregador de veículo elétrico demanda. 


Caso não se tenha esse cuidado, o VE pode sobrecarregar a instalação e gerar instabilidades na rede local. Tendo isso em vista, o balanceamento de carga em eletropostos refere-se à distribuição inteligente da potência entre diferentes conectores ou pontos de carregamento dentro de uma estação. 


Ao garantir uma distribuição uniforme, o balanceamento de carga contribui para a eficiência operacional e a confiabilidade do sistema.


Quando fazer o balanceamento de carga

Engana-se quem acredita que o balanceamento de carga dos eletropostos deve ser feito uma vez, apenas. Na realidade é uma ação que precisa ser contínua, justamente porque são muitas as variáveis do consumo de energia elétrica. 


Separamos, abaixo, alguns momentos em que o balanceamento é importante. Acompanhe. 


Diferentes veículos

As diferentes capacidades de carga e variedade de veículos elétricos faz com que seja necessário implementar o balanceamento de carga. 


Garantir a distribuição uniforme de energia elétrica assegura que os eletropostos possam atender a diversos modelos de VE, independentemente de suas especificações de energia.


Horários de pico

Se considerarmos, principalmente, os eletropostos públicos e/ou de uso coletivo, localizados em rodovias ou em condomínios, é muito frequente que existam horários de pico, nos quais a demanda por recarga é mais intensa. 


Neste cenário, o balanceamento de carga se torna crucial nos momentos mais movimentados, para evitar sobrecargas e garantir que todos os usuários possam carregar seus veículos de maneira eficiente.


Custos e eficiência energética

Ao controlar de forma inteligente a potência utilizada, é possível otimizar o uso da energia de forma eficiente e reduzir custos em horário em que a energia está com seu custo elevado (horário de ponta).


Assim, o balanceamento de carga está diretamente relacionado à eficiência energética e aos custos operacionais. 


Prevenção de falhas

Outra desvantagem em não ter uma distribuição igual da carga: as possíveis falhas no sistema elétrico, causando interrupções no fornecimento de energia. 


Novamente, é preciso reforçar que o balanceamento de carga atua como uma medida preventiva, assegurando que o sistema funcione de maneira estável e confiável.


Benefícios do balanceamento de carga em eletropostos

Agora que você já entendeu a importância de ter uma distribuição equitativa de elétrica, separamos três vantagens diretas em fazer o balanceamento de carga. 


Maior disponibilidade

Ao evitar sobrecargas e falhas, o balanceamento de carga contribui para aumentar a disponibilidade dos eletropostos, garantindo que estejam operacionais quando os usuários precisam recarregar seus veículos.


A experiência do usuário importa!

Oferecer uma recarga de qualidade e uma distribuição eficiente da carga resulta exatamente em uma experiência conveniente para os usuários. 


Esse resultado faz toda a diferença, inclusive na hora de incentivar a adoção contínua de veículos elétricos. 


Sustentabilidade operacional

Menos falhas e maior eficiência energética significam uma pegada ambiental reduzida. Exatamente, o balanceamento de carga não apenas otimiza a eficiência operacional, mas também contribui para a sustentabilidade operacional dos eletropostos. 


Se o cenário da mobilidade elétrica está impulsionando os processos de sustentabilidade no dia a dia de grandes cidades, não poderia ser diferente no segmento da infraestrutura para carregamento dos VEs.   


Balanceamento de carga movE

A movE tem um equipamento capaz de transformar qualquer carregador não-inteligente em inteligente, o movE Smarter. 


Além de viabilizar a comunicação de qualquer eletroposto do mercado com sistemas digitais e a aplicação do Smart Charging, essa solução integra tecnologias, reduz gastos e evita a troca de equipamentos sem necessidade.


Como se não bastasse, o Smarter também faz aplicação de balanceamento de carga. Ou seja, em caso de o carro precisar ser carregado em momentos de alta demanda de energia da rede, a ferramenta consegue manter um equilíbrio suficiente para evitar sobrecarga e garantir a segurança elétrica da instalação. 


Em um mundo cada vez mais orientado para a mobilidade elétrica, o balanceamento de carga em eletropostos é um componente vital para garantir a eficiência, confiabilidade e sustentabilidade dessa infraestrutura. 


Ao implementar práticas de balanceamento de carga, estamos não apenas otimizando a operação dos eletropostos, mas também pavimentando o caminho para um futuro mais verde e energicamente eficiente. A movE oferece soluções inteligentes e ferramentas digitais que facilitam todo o processo de recarga. Entre em contato e conheça mais nossos produtos e serviços.

44 visualizações0 comentário
bottom of page