top of page
  • movE Eletromobilidade

Metas ambientais no Brasil e as medidas adotadas.


Nos últimos meses, muitos países, principalmente da União Europeia, anunciaram metas arrojadas para descarbonização visando o cumprimento de acordos ambientais. Metas como a redução de 55% das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa até 2030 e a proibição da venda de carros à combustão até 2035 são diariamente divulgadas nos meios de comunicação. E no Brasil?


Sabemos que o processo de eletrificação de frotas no Brasil ainda está nos seus primeiros passos, em comparação aos países europeus, porém, o governo brasileiro se comprometeu a alcançar a neutralidade climática até 2050.


| O que é Neutralidade Climática?


Grande parte da máquina econômica, como as indústrias através dos seus variados processos, utiliza de mecanismos que emitem CO2, gás poluente causador do efeito estufa. Sabendo da inviabilidade de alterar todo esse processo industrial em um curto período de tempo, a neutralidade climática estabelece que, para todo CO2 emitido na atmosfera, deve ser realizado alguma medida de compensação para proteção do meio ambiente, como por exemplo, o plantio de árvores, a utilização de fontes de energias renováveis e outras medidas com comprovação dessa compensação.


| Medidas adotadas no Brasil

Com relação às políticas públicas, muitos projetos para redução da emissão de CO2 já estão em desenvolvimento no Brasil. Visto que boa parte das emissões são causadas pelo setor de transporte, cidades como São Paulo, São José dos Campos, Curitiba, Florianópolis e Salvador, estão buscando alternativas menos poluentes para o transporte público local, e para isso, investindo em ônibus elétricos para circular em linhas estratégicas nas cidades.


Além das iniciativas públicas, empresas privadas também já estão se movimentando para colaborar com as metas ambientais estabelecidas. Fabricantes automotivos estão definindo prazo para encerrar as vendas de veículos à combustão, criando modelos elétricos para substituir os convencionais, e empresas de grande porte, como Mercado Livre e DHL, já possuem frota de veículos elétricos para realizar entregas de mercadorias e também frota para uso compartilhado dos colaboradores (car sharing).



O setor de transporte será um grande aliado no alcance das metas ambientais estabelecidas pelo Brasil, e com o auxílio de plataformas e meios de gerenciar as emissões poupadas, empresas que passarem a utilizar veículos elétricos (VEs) em suas frotas poderão desenvolver programas de compensação de CO2, criar suas próprias metas e divulgar o acompanhamento desse processo. A plataforma desenvolvida pela movE fornece, com base nos veículos cadastrados e o histórico de recargas realizadas, a quantidade de CO2 poupados, facilitando a aplicação desses programas de compensação e o acompanhamento das metas ambientais. Saiba mais.


Conheça as nossas soluções e modelos de negócios. Entre em contato conosco através do LinkedIn, Instagram, WhatsApp ou pelo e-mail contato@use-move.com.







47 visualizações0 comentário
bottom of page