top of page
  • movE Eletromobilidade

OCPP 2.0.1 - O que mudou em relação ao 1.6

O Open Charge Point Protocol (OCPP) foi um protocolo criado pela Open Charge Alliance (OCA) em 2009 com o objetivo de permitir a comunicação e troca de dados entre as infraestruturas de recarga de veículos elétricos e os sistemas de controle (Central System) de operações de recarga. Lançada em 2015, a versão 1.6 do protocolo vem sendo embarcada nos principais equipamentos de recarga ao redor do mundo, e sua larga aceitação se deu pelo diferencial da recarga inteligente. Essa versão começou a dar ao Central System a capacidade de influenciar na corrente e potência entregue ao equipamento de recarga, possibilitando variados mecanismos que beneficiam não só o usuário, mas também a rede elétrica em que o equipamento está instalado, como por exemplo o balanceamento de carga e peak shaving.

O novo protocolo foca principalmente no aprimoramento de transações e fluxos bidirecionais entre o carregador e a central. Em comparação com a versão 1.6, o OCPP 2.0.1 sofreu atualizações e adições de novas ferramentas do ponto de vista do carregamento inteligente, segurança e comunicação.


NOVAS FUNCIONALIDADES DE SMART CHARGING


Segundo a OCA, a versão 2.0.1 inclui entradas diretas de Smart Charging por um Sistema de Gerenciamento de Energia (EMS) para uma estação de recarga e suporte integrado para o carregamento inteligente.


APRIMORAMENTO DAS TRANSAÇÕES


No lugar de uma mensagem para cada transação realizada, a nova versão permite que todas as funções relacionadas à transação sejam incluídas em uma única mensagem.


MELHORIAS NA SEGURANÇA


A nova versão conta com perfis de segurança para autenticação da recarga, protocolo Transport Layer Security para criptografia de dados, notificação de alerta e atualizações de firmware.


SUPORTE PARA A ISO 15118


A norma internacional ISO 15118 é responsável por padronizar a comunicação entre veículos elétricos e estações de recarga. O OCPP 2.0.1 está de acordo com essa norma, adequando o processo de recarga inteligente e plug and charge.


GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS


Contém melhores mecanismos para diagnóstico e solução de erros, facilita a alteração de configurações e de ambiente para que os Charge Point Operators (CPOs) possam definir quais informações desejam acessar, além de possuir um menor custo de operação.


INFORMAÇÕES AO USUÁRIO


Permite que as infraestruturas de recarga mostrem ao usuário informações de taxas e custo da recarga antes do início da transação.


Segundo o nosso CTO, Dante Quinteiro Pica, “o protocolo vem apresentando constantes atualizações que irão garantir o compartilhamento das informações entre diversos players do mercado de forma segura e padronizada.” A versão anterior do protocolo OCPP é uma solução muito eficaz e bem difundida para os padrões de recarga atual, porém, a versão 2.0.1 é a que está mais preparada para as demandas que surgirão com o aumento da quantidade de transações de recarga.



Conheça as nossas soluções e nossos modelos de negócios. Entre em contato conosco através do LinkedIn, Instagram, WhatsApp ou pelo e-mail contato@use-move.com.


606 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page