top of page
  • movE Eletromobilidade

Recarga inteligente de veículos elétricos: entenda o que é e como ter acesso

Atualizado: 3 de out. de 2023

Que é urgente aplicar ações mais sustentáveis para o planeta Terra, a gente já sabe, mas o que, de fato, estamos fazendo para que as atitudes do dia a dia estejam alinhadas com esta necessidade? Sem dúvidas, o segmento dos veículos elétricos está fazendo a sua parte e aumentando a frota de carros elétricos em circulação no País. Uma consequência desse aumento, no entanto, é o ponto para recarga dos carros que, sim, já está evoluindo, inclusive, para uma recarga inteligente.


De acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico, em 2022, a venda de veículos leves eletrificados aumentou em 41% se comparado com o mercado de 2021. Atualmente, a soma dos veículos elétricos que utilizam carregadores é de 50.680 equipamentos. A tendência é de que este segmento cresça ainda mais, visto que o crescimento registrado é de 70% ao ano.


Neste cenário, em Santa Catarina, a Celesc e o Governo Estadual inauguraram o chamado Corredor Elétrico Catarinense. Um dos maiores do país, o corredor tem mais de 1.500 quilômetros de rotas que contam com pontos de recarga, para conectar os Estados do Sul do Brasil.


Assim como Santa Catarina e Celesc, várias outras empresas e estados estão implementando eletropostos, em diferentes aplicações como rodovias e condomínios. Apesar de o estado do Sul do País ter sido pioneiro, em 2015/2016, no desenvolvimento do projeto para viabilizar rotas interestaduais, o estado de São Paulo é o que mais se destaca em números. Apenas na capital paulista, são 400 eletropostos registrados.


Tendo empresas privadas e o Governo apoiando iniciativas de recarga para VEs, o mercado tende a crescer ainda mais. Bem como as formas de recarregar esses veículos, que também devem trazer cada vez mais facilidade para a rotina de quem os utiliza.


Neste sentido, a recarga inteligente (Smart Charging) é uma das tendências que devem crescer no segmento. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre as possibilidades de recarga de veículos elétricos.


Recargas de VEs

Para entender melhor a recarga inteligente de veículos elétricos, é importante saber que existem dois tipos mais comuns:


- os que trabalham apenas com motores elétricos, chamados de veículos elétricos puros;


- aqueles que têm motor elétrico e de combustão interna convencional, também conhecidos como veículos elétricos híbridos plug-in.  


A grande diferença na hora de abastecer tanto um quanto outro, é o tempo e o ambiente em que a recarga poderá ser realizada.


Para os VEs puros, por exemplo, a demora vai depender de uma série de fatores - inclusive encontrar um ponto de recarga. Depois, pode levar de 20 a 30 minutos, considerando uma carga de 80%.


No entanto, a recarga pode durar horas ou mais, ainda mais se ela for feita em casa, por exemplo, enquanto o carro não estiver sendo utilizado.


É neste cenário que entram em cena as recargas inteligentes de veículos elétricos.


Afinal o que é uma recarga inteligente?

Sabe quando a TV digital mudou para a smart TV? Pois então, é quase o mesmo paralelo. No sistema de recarga inteligente, o carregador tem uma conexão com a internet que possibilita o envio de dados.


Esta conectividade e inteligência são importantes aliados em diversas aplicações, pois permitem conhecer o perfil de uso dos equipamentos em tempo real e ajuda no controle da potência da recarga, em alguns casos.


Assim, a recarga inteligente de veículos elétricos traz mais eficiência e conveniência para o processo de recarga. Para tanto, é preciso o uso de tecnologias e sistemas que permitam controlar a potência dos equipamentos, função que, por consequência, reflete no tempo de carga do veículo.


É possível, ainda, agendar carga e aproveitar tarifas de eletricidade mais baixas, por exemplo. Outra vantagem é ter controle remoto do carregamento dos veículos, o que é mais conveniente e flexível e você não precisa ficar conferindo presencialmente de tempos em tempos.


Além disso, outras possibilidades contribuem com a estabilização da rede elétrica, como a integração da infraestrutura de recarga com fontes de energias renováveis e a possibilidade de "devolver" energia para a rede quando necessário, conceito conhecido como Vehicle-to-Grid (V2G).


*É importante destacar, no entanto, que a tecnologia de V2G ainda não é permitida no Brasil.


Saiba como acessar a recarga inteligente

Agora que você já sabe o que é e a importância tanto dos veículos elétricos quanto da recarga inteligente, é relevante saber como é possível ter acesso à ela.


À medida em que a infraestrutura de VE se expande, a recarga inteligente torna-se mais acessível e possível de ser instalada para uso doméstico, bem como habilitá-la em pontos públicos, como em shoppings, estacionamentos e postos de gasolina. Outra possibilidade são as empresas de energia elétrica, que também podem disponibilizá-las.


Existem, também, aplicativos e plataformas que ajudam os proprietários de VEs a encontrar estações de recarga inteligente próximas, agendar a recarga e monitorar o consumo de energia.


Dessa forma, percebe-se o aumento da demanda de veículos elétricos e esta mudança de cenário é uma das maneiras de diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Afinal, apenas o transporte é responsável por cerca de 30% destas emissões.


E, como vimos, não é por acaso. O VE com recarga inteligente ajuda a ter uma economia de custos, com uma gestão eficiente do carregamento; diminui a sobrecarga da rede elétrica, evitando picos de demanda de energia; facilita o uso de fontes de energia limpa, reduzindo a pegada de carbono dos VEs; traz mais conveniência e flexibilidade, na hora do agendamento da recarga e controle remoto da mesma.

A recarga inteligente de veículos elétricos é uma parte crucial da transição para uma mobilidade mais sustentável, bem como do controle e flexibilidade para quem precisa administrar uma frota de VEs, por exemplo.


Você não está sozinho(a) nessa jornada. A movE tem soluções inteligentes e é premiada com uma equipe experiente para te ajudar nesta demanda. Conheça nossas soluções inteligentes e conte conosco para facilitar todo o seu processo de recarga.

96 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page