top of page
  • movE Eletromobilidade

Smart Charging: a solução para a integração com a rede

O setor de energia vem enfrentando grandes mudanças e adaptações às necessidades ambientais, seja com a popularização de fontes renováveis ou com as novas tecnologias presentes em todo o ciclo de energia. O já presente aumento de demanda de energia nos processos de recarga, em detrimento do crescimento de usuários de veículos elétricos, produz dúvidas e questionamentos sobre a capacidade da rede elétrica e o comportamento dela com a presença desses novos agentes.

Se analisarmos um possível cenário de mais de um veículo carregando simultaneamente em uma rede que alimenta também um edifício, é certo o impacto das recargas no consumo dessa rede, seja para os outros consumidores como para os usuários dos carregadores, e é neste cenário que atua também o Smart Charging (Recarga Inteligente).

O Smart Charging é a tecnologia responsável por controlar e variar a potência dos carregadores, auxiliando na gestão de consumo de energia e preservando a qualidade da rede. Para entender na prática as funções do Smart Charging, será descrito duas situações em que esta tecnologia é essencial.


SMART CHARGING PARA O CONTROLE DE POTÊNCIA E EQUILÍBRIO DA RECARGA (LOAD BALANCE)


Quando mais de um veículo elétrico está, simultaneamente, passando pelo processo de recarga por uma mesma rede, pode ocorrer um desequilíbrio na entrega de energia para cada veículo, fazendo com que, a medida que mais carros iniciem a recarga, o nível de potência de operação do carregador em questão não opere na potência prevista. Este fenômeno acarreta num desequilíbrio do sistema, demora no processo de recarga e insatisfação do condutor.

Neste caso, o Smart Charging opera gerenciando, manual ou dinamicamente, o nível de potência de cada equipamento, a partir do aumento de recargas simultâneas na mesma rede, ou seja, assim que novos veículos iniciem a recarga, todos os carregadores da rede passam a Fonte: Shell Recharge

operar num nível mais baixo de potência, garantindo a recarga equilibrada de todos os veículos.


SMART CHARGING PARA GESTÃO DE CONSUMO DE ENERGIA


O sistema elétrico brasileiro foi modelado para sofrer variações constantes, devido a imprevisibilidade e volatilidade das fontes de geração de energia. Diariamente, o sistema se adapta para controlar o consumo de energia, através dos horários de ponta e fora-ponta. O horário de ponta varia de acordo com cada região e a sua concessionária de energia, se referindo ao período do dia em que aumenta o nível de consumo de energia. O horário fora-ponta, consequentemente, se refere ao período do dia em que o consumo de energia diminui. Para controlar o consumo e gerenciar os gastos, o preço da energia também varia nesses horários, aumentando no horário de ponta e diminuindo no horário fora-ponta.


Acompanhando essa característica do sistema, o Smart Charging atua também acompanhando essas variações diárias do preço da energia. Nos horários de ponta, os carregadores podem passar a operar com um menor nível de potência, economizando no faturamento mensal e auxiliando na gestão de energia da rede em que está inserido.


O crescimento exponencial da mobilidade elétrica faz com que soluções como o Smart Charging se tornem essenciais, seja para o bom funcionamento do sistema elétrico, como para a gestão de gastos e consumo de energia. Essa tecnologia vem sendo procurada por gestores de condomínios, redes de eletropostos, edifícios públicos e comerciais, além de estar em grande foco nas pesquisas e desenvolvimentos do setor.


Saiba mais aplicações do Smart Charging e conheça nossas soluções e modelos de negócios. Entre em contato conosco através do LinkedIn, Instagram, WhatsApp ou pelo e-mail contato@use-move.com.


132 visualizações0 comentário
bottom of page