Geração Fotovoltaica e a Integração com a Mobilidade Elétrica

Geração Fotovoltaica e a Integração com a Mobilidade Elétrica

Todos sabem que a energia fotovoltaica é proveniente da incidência solar, mas você sabe como ocorre o processo de transformação dessa incidência em energia elétrica e como ela pode ser utilizada para recarga de veículos elétricos?

De modo prático, os chamados módulos fotovoltaicos são dimensionados para converter a incidência solar em energia elétrica em corrente contínua (CC), através do efeito fotoelétrico do material utilizado. Na sequência, a energia em corrente contínua precisa ser convertida para corrente alternada (CA) para se adequar a rede elétrica. Este processo ocorre através de inversores de energia. Neste momento, integrando os equipamentos de geração FV com estações de recarga de veículos elétricos, a energia pode, ou não, ser convertida diretamente dentro dos carregadores, já que a partir de certo nível de potência de operação, os carregadores passam a ter inversores integrados. Desta forma, o sistema de geração fotovoltaica passa a ter mais uma importante função no dia a dia e as estações de recarga de veículos elétricos conseguem integrar todo o ciclo de operação de energia, apoiando ainda mais o cuidado com o meio ambiente por meio de fontes sustentáveis de energia.
Com mais essa possibilidade de integração, é essencial uma boa gestão de energia e das operações realizadas pelas infraestruturas de recarga. 

A movE já atua com soluções neste sentido e oferece um sistema completo para atender as demandas desse modelo de integração.

Entre em contato com a nossa equipe e entenda como funciona essa integração.

————–

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram: @use.move

LinkedIn: /use-move

Deixe uma resposta