top of page
  • movE Eletromobilidade

Como valorizar seu empreendimento com recarga inteligente de veículos elétricos

A adoção de veículos elétricos (VEs) cresce exponencialmente, conforme já falamos por aqui, na matéria sobre recarga inteligente de veículos elétricos. A revolução da mobilidade impacta diretamente nas ações de sustentabilidade - mais do que uma tendência no mundo atual - e impulsiona a maneira como os negócios podem prosperar.


Quase como uma consequência da expansão deste mercado, a integração de sistemas de recarga inteligente de veículos elétricos em empreendimentos comerciais é uma área-chave para explorar esse potencial. Isso, nas mais diversas áreas, entre elas hotéis, supermercados, empreendimentos comerciais e tantos outros possíveis negócios.  

Assim, neste artigo, vamos analisar como isso não apenas adiciona valor ao seu negócio, mas também fortalece sua imagem e impacto ambiental. Acompanhe o texto e boa leitura! 


Compromisso com a sustentabilidade

Considerando os compromissos que as empresas devem assumir a partir das políticas de ESG - Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês - a instalação de pontos de recarga para VEs em seu empreendimento envia uma mensagem clara sobre seus valores corporativos. Demonstra compromisso com a sustentabilidade ambiental e a redução das emissões de carbono, o que pode atrair consumidores que compartilham desses valores.


Aliás, engana-se quem acredita que esse público não é grande. De acordo com estudo da Kantar, em 2023, o número dos chamados “Eco-Actives” voltou a crescer, chegando a 18% da população da América Latina e 22% do público global.    


Não por acaso, empresas com políticas ambientais robustas muitas vezes desfrutam de uma reputação positiva, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente e uma vantagem competitiva significativa.


Dito isso, vale considerar que os proprietários de VEs - muitas vezes - planejam suas rotas e destinos com base na disponibilidade de pontos de recarga. Ao oferecer instalações de recarga em seu empreendimento, você pode atrair uma nova base de clientes e, por consequência, resolver uma das preocupações desse perfil de cliente. 


Bom para o seu cliente e para você

Para além de atrair esse perfil de clientes, os pontos de recarga podem ser uma fonte de receita direta ou indireta. Dependendo do modelo de negócio, você pode optar por cobrar pela recarga, oferecer serviços adicionais enquanto os clientes esperam ou até mesmo estabelecer parcerias com fabricantes de veículos ou empresas de energia. 


Essas estratégias podem adicionar uma nova fonte de receita ao seu empreendimento, aumentando sua rentabilidade a longo prazo. Tudo isso com a possibilidade de você, ainda, otimizar o uso de energia, reduzir os custos operacionais e garantir que seus clientes sempre tenham acesso à recarga quando necessário. 


Isso porque, os sistemas de recarga inteligente oferecem flexibilidade e adaptabilidade, permitindo que você ajuste a capacidade de carga de acordo com a demanda e as necessidades do seu negócio. 


É importante lembrar, no entanto, que esses sistemas devem estar sempre atualizados para acompanhar o avanço da tecnologia.


>> Saiba mais sobre a adequação aos protocolos de comunicação para uma recarga inteligente em empreendimentos 


Falando em tecnologia, é preciso considerá-la uma aliada quando o assunto é fazer a gestão destes sistemas de recarga. Um exemplo de tecnologia aliada são as plataformas digitais de gestão destes sistemas, como a da movE, que possibilitam o monitoramento remoto e controle das estações de recarga por meio de aplicativos ou plataformas on-line, oferecendo total visualização dos dados dos equipamentos, gráficos e ferramentas para a gestão técnica, financeira e de fluxo comercial. 


Já com um app de recarga, os condutores de veículos elétricos podem operar o carregamento de forma remota, bem como monitorar a localização dos pontos de recarga, realizar o start-stop, até o pagamento da operação. A ferramenta ainda traz dados e histórico de recarga para controle dos usuários.


Incentivos e subsídios

Em certas regiões, governos locais e empresas de energia oferecem incentivos para a instalação de infraestrutura de recarga de VE. Esses incentivos podem incluir financiamento parcial ou total dos custos de instalação, reduções fiscais ou tarifas preferenciais de eletricidade. 


Vale ressaltar que tais incentivos vão demandar uma maior infraestrutura de recarga. Além disso, as empresas de energia que oferecem modelos de venda de energia poderão baratear o uso dos carregadores e garantir energia limpa.


Assim, implementar a recarga inteligente no seu empreendimento não é apenas uma escolha ética e ambientalmente responsável, mas também uma oportunidade estratégica para valorizar seu empreendimento. 


Ao demonstrar um compromisso com a sustentabilidade, atrair uma nova base de clientes, gerar receita adicional, adaptar-se às demandas do mercado e aproveitar incentivos governamentais, você pode transformar sua empresa em um ponto focal para a mobilidade elétrica. 


Este é um investimento que não apenas beneficia seu negócio, mas também contribui para um futuro mais limpo e sustentável para todos. Conte com a movE para pensar com você quais são as soluções mais modernas e inteligentes para recarga de veículos elétricos, considerando a sua área de atuação. Entre em contato conosco


37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page