top of page
movE Eletromobilidade

Venda de veículos elétricos cresce 145% no primeiro trimestre do ano

Você já sabe que o mercado de veículos elétricos no Brasil está em plena ascensão, mas vale reforçar que uma das incentivadoras desse aumento no setor é a oferta de estações de recarga em pontos estratégicos e mais descentralizados das localidades. 


Não por acaso, a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) registrou um crescimento de 146% nas vendas no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. 


Além da melhoria da infraestrutura do setor, conforme mencionamos, este marco reflete também a mudança de mentalidade dos consumidores em relação à mobilidade sustentável e aos esforços contínuos para a inovação. 


Separamos quatro fatores que contribuíram para esse crescimento e o que isso significa para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil. Acompanhe e boa leitura!


Fatores que impulsionaram o crescimento


1. Incentivos Governamentais

Os incentivos fiscais e subsídios oferecidos pelo governo brasileiro têm sido fundamentais para a popularização dos veículos elétricos. 


Reduções de impostos, isenções de IPVA e programas de financiamento favoráveis têm tornado os veículos elétricos mais acessíveis ao consumidor médio.


2. Aumento da Infraestrutura de Recarga

A expansão da infraestrutura de recarga em todo o país, com a instalação de estações de carregamento rápido em rodovias e áreas urbanas, tem sido um fator determinante. 


>> Saiba mais sobre a infraestrutura de recarga no Brasil 


A possibilidade de recarregar veículos de forma conveniente e rápida elimina uma das maiores barreiras para a adoção de veículos elétricos. 


Além destes pontos de recarga, a adoção do carregamento em empresas, residências e condomínios também começam a ser vislumbrada com mais frequência. 


3. Consciência Ambiental

A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de carbono, em geral, têm influenciado as decisões de compra dos consumidores. 


Entre os brasileiros que estão optando por veículos elétricos, um dos propósitos é contribuir de alguma forma para a preservação do meio ambiente.


4. Avanços Tecnológicos

Os avanços na tecnologia de baterias são essenciais para aumentar o interesse de condutores em relação aos VEs. Afinal, elas têm aumentado a autonomia e a eficiência dos veículos elétricos, tornando-os uma opção viável para um maior número de consumidores. 


Sem contar a redução nos custos de produção, que começa a tornar os veículos elétricos mais competitivos em termos de preço. 


O mercado já sentiu o impacto


De carros compactos até SUVs e veículos de luxo, o mercado brasileiro começa a observar uma diversificação significativa na oferta de modelos de veículos elétricos. 


Dessa forma, a tendência é que a variedade de modelos atenda a diferentes necessidades e preferências, atraindo um público mais amplo em um futuro não muito distante.


Para que tal realidade aconteça, é necessário que grandes montadoras atuem fortemente no segmento. Investir no mercado brasileiro, lançar novos modelos e ampliar a produção local são ações que já estão acontecendo, visando a expansão deste mercado. 


Conforme falamos anteriormente, as parcerias com empresas de tecnologia e startups também estão impulsionando a inovação e a competitividade do setor.


Há que se considerar, ainda, que veículos elétricos oferecem custos operacionais mais baixos em comparação com veículos a combustão. 


Isso porque, existe menos necessidade de manutenção e a recarga do VE, feita com energia elétrica, é mais barata quando comparada com os veículos que utilizam combustíveis fósseis


Não por acaso, os VEs têm sido um grande atrativo para frotas empresariais e serviços de transporte compartilhado. O interesse aumenta ainda mais se a empresa tiver um sistema de geração de energia renovável. 


Desafios e Perspectivas

Por ser um mercado relativamente novo, é possível perceber um crescimento robusto do segmento no Brasil. No entanto, como não poderia ser diferente, o mercado ainda enfrenta desafios, como a necessidade de uma infraestrutura de recarga ainda mais robusta e a conscientização contínua do público sobre os benefícios dos veículos elétricos são áreas que exigem atenção.


O mercado enxerga que as perspectivas são promissoras. Com o aumento da produção local e a contínua evolução tecnológica, os custos devem cair mais, tornando os veículos elétricos uma opção ainda mais atraente. 


Além disso, a crescente pressão global por práticas sustentáveis e a transição energética devem manter o impulso positivo no mercado.


Dessa forma, é possível entender que o crescimento de 146% nas vendas de veículos elétricos no Brasil no primeiro semestre de 2024 é um indicativo de que o país está no caminho certo rumo à mobilidade sustentável. Afinal, são 80 mil veículos eletrificados, sendo que 300 mil estão em circulação. 


Com o apoio contínuo do governo, avanços tecnológicos e uma mudança na mentalidade dos consumidores, é possível projetar um futuro brilhante para os veículos elétricos no Brasil. 


Na movE, estamos entusiasmados em fazer parte dessa transformação, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis.


Vamos juntos acelerar essa mudança rumo a um futuro mais verde e eficiente. Conheça nossas soluções.

15 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page