top of page
movE Eletromobilidade

Segmentos que rentabilizam com recargas de veículos elétricos

Desenvolver a infraestrutura de recarga para veículos elétricos (VEs) é essencial para que este mercado siga se desenvolvendo cada vez mais. Não por acaso, a crescente adoção destes automóveis ao redor do mundo impulsiona diversas indústrias a encontrar oportunidades de rentabilizar a partir da oferta de estações de recarga. 


>> Veja o crescimento das vendas de veículos elétricos no Brasil, em 2024


De olho neste cenário, a movE separou 8 segmentos diferentes que podem se beneficiar dessa tendência de mercado. Acompanhe abaixo e boa leitura!


1. Condomínios

Seja residencial ou comercial, os condomínios estão investindo em estações de recarga para atrair novos moradores e locatários, principalmente aqueles que possuem veículos elétricos. 


Conforme já falamos por aqui, a instalação dessas estações agrega valor ao imóvel, destacando-se como um diferencial competitivo no mercado imobiliário. 


Além disso, pode ser uma fonte de receita adicional, uma vez que os condôminos podem cobrar pelo uso da infraestrutura.


2. Hotéis

Os hóspedes ficarão uma noite no hotel? Tempo suficiente para recarregar a bateria de seu VE e seguir viagem de forma confortável. 


Exatamente, hotéis que oferecem estações de recarga de veículos elétricos conseguem atrair um público mais amplo e sustentável. Afinal, viajantes com VEs procuram por conforto e comodidade e, estabelecimentos que permitam a recarga durante suas estadias, podem oferecer ambos.


Este serviço não só melhora a experiência do hóspede, mas também aumenta as taxas de ocupação e pode justificar um preço premium. 


Alguns hotéis chegam a oferecer recarga gratuita como um benefício adicional, fidelizando os hóspedes.


3. Academias

Mais um exemplo de conveniência, as academias. Os estabelecimentos do segmento que instalam estações de recarga podem atrair membros que utilizam veículos elétricos, proporcionando conveniência e incentivando uma clientela eco-consciente.


A estratégia de: enquanto os clientes se exercitam, os veículos estão sendo recarregados, diferencia a academia da concorrência e cria uma nova fonte de receita, em caso de cobrança pelo uso das estações.


4. Supermercados

Este é um exemplo de possível aumento nas vendas, enquanto o cliente espera o VE ser recarregado. 


Isso porque os supermercados estão capitalizando a tendência dos veículos elétricos ao oferecer estações de recarga em seus estacionamentos que, sim, atrai clientes que possuem VEs, mas também aumenta o tempo de permanência na loja, fato que tem um grande potencial para aumentar as vendas. 


Vale considerar que muitos supermercados estão adotando modelos de cobrança por recarga ou oferecendo o serviço gratuitamente para membros do clube de fidelidade.


5. Franquias

Cafeterias, redes de fast-food e outros estabelecimentos deste tipo estão instalando estações de recarga para atrair motoristas de VEs. 


O investimento é observando o fato de que esse público frequentemente busca locais convenientes para recarregar seu automóvel enquanto faz uma refeição rápida ou toma um café. 


A presença de uma estação de recarga pode aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, as vendas.


6. Comércio varejista

É possível perceber o movimento de shoppings e centros comerciais terem cada vez mais vagas direcionadas para os veículos elétricos. As lojas de varejo estão percebendo os benefícios de oferecer estações de recarga para VEs. 


Isso não apenas atrai mais clientes, mas também incentiva estadias mais longas, resultando em mais tempo e dinheiro gasto nas lojas. 


Outro ponto interessante é que algumas lojas utilizam as estações de recarga como parte de suas iniciativas de sustentabilidade, melhorando sua imagem junto aos consumidores.


7. Estações de serviço

Os tradicionais postos de gasolina e até mesmo as novas estações de serviço estão adaptando suas infraestruturas para incluir carregadores de VEs. 


Essa mudança mostra a relevância do estabelecimento no mercado em transformação, mas também cria uma nova linha de receita. 


Afinal, ao mesmo tempo em que estes locais podem cobrar pelos serviços de recarga, oferecem comodidades adicionais para motoristas enquanto esperam.


8. Estacionamentos públicos e privados

Eis mais um exemplo de mais vendas e ganho de receita adicional: os estacionamentos públicos e privados. 


Estes estabelecimentos estão instalando estações de recarga para atrair motoristas de VEs, característica que ocupa mais os estacionamentos e também gerar mais receita. 


Alguns estacionamentos cobram uma taxa pelo uso das estações de recarga, enquanto outros oferecem o serviço como um atrativo para manter a fidelidade dos clientes.


Invista nessa transformação

Como pudemos perceber, a melhoria da infraestrutura para recarga de veículos elétricos impulsiona as vendas destes automóveis. O crescimento do setor também fomenta diversas outras possibilidades de negócios e rentabilidade. 


Além dessas tantas que citamos acima, com certeza existem diversas outras formas, como a possibilidade de anunciar produtos e serviços nos espaços de publicidade das estações de recarga, que podem direcionar as suas comunicações para um público também segmentado. 


É possível afirmar, dessa forma, que a rentabilização com recargas de veículos elétricos está se tornando uma estratégia cada vez mais comum e vantajosa para diversos segmentos. 


Ao oferecer essa conveniência, as iniciativas atraem novos clientes, como foi visto, e também criam novas fontes de receita, o que fortalece suas marcas. A tendência de crescimento da frota de veículos elétricos, mostra que investir em estações de recarga é uma decisão estratégica e lucrativa. 


Conte com a movE para garantir soluções inteligentes para a recarga de veículos elétricos. As nossas ferramentas digitais, além de serem premiadas, facilitam todo o processo de recarga. Conheça nossas soluções. 


77 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page